quinta-feira, 19 de maio de 2011

Telhado Branco



Uma alternativa que ainda enfrenta resistência para aprovação, mas que tem recebido incentivo no Brasil.

A utilização dos chamados telhados brancos como forma de reduzir as emissões de gases poluentes e o consumo de energia elétrica tem sido estimulada por projetos de lei em todo o país.

Para minimizar a polêmica, o Conselho Brasileiro da Construção Sustentável está elaborando um posicionamento sobre tetos frios, que deve ser lançado em breve. Em alguns estados, como São Paulo, existe um projeto que prevê a obrigatoriedade do uso desse tipo de medida.

O PL 615/2009, do vereador Antonio Goulart (PMDB), prevê a pintura dos telhador de casas na cor branca, de modo a reduzir os efeitos do aquecimento global. "O principal benefício está na redução no gasto de energia para resfriamento dos imóveis, pois a cor branca reflete mais luz solar, e absorve menos calor. A maioria dos telhados é de cor escura e emite somente 20 % da luz do sol ", explicou o autor do projeto, que foi aprovado em primeira votação na Câmara Municipal de São Paulo em novembro de 2010, mas depende da segunda votação para proceder com a sanção da Lei.

Segundo pesquisadores da Lawrence Berklay Laboratory, da Califórnia, nos Estados Unidos, o monitoramento de 10 edifícios, nesta cidade e na Flórida, apontou que o uso dos telhados frios poupa para moradores e proprietários, de 20% a 70% do uso de energia gasta com resfriamento. Os telhados pintados de branco, ou de outra cor clara, possuem reflexão de 60% ou mais, com isto, os efeitos de incidência solar diminuiram. Cada 100 m² pintados, compensariam 10 toneladas de emissão de CO2. Se em 20 anos todas as coberturas forem pintadas , teremos o efeito de tirar metade dos carros que rodam em todo o mundo a cada ano deste programa.



Fonte: PROCEL Notícias e Reportagens
Escrito por Romildo.