sábado, 26 de dezembro de 2009

Piratas do Vale do Silício


É um filme não autorizado feito apenas para a televisão pela TNT, baseado no livro "Fire in the Valley: The Making of The Personal Computer", o filme documenta o nascimento da era da informática, desde o primeiro PC, através da histórica rivalidade entre Apple e seu Macintosh e a Microsoft, indo desde o Altair 8800 do MIT, passando pelo MS-DOS, pelo IBM PC e terminando no Microsoft Windows.

O filme começa no início da decada de 1970 e termina em 1985, pouco antes de Steve Jobs ser demitido da Apple por John Sculley, o filme expõe as aflições dos amigos Steve Jobs e Steve Wozniak, que formariam a Apple Computer e os estudantes de Havard, Bill Gates, Steve Ballmer e o amigo de Gates, Paul Allen que criariam a Microsoft.

Gates, Jobs e Wozniak deixariam a universidade por um curto período, mas isto não é documentado no filme, Wozniak logo regressaria a UCB para poder tomar o papel no crescimento da revolução dos computadores pessoais. O filme é narrado pelo ponto de vista de Wozniak e Ballmer.
Fonte: Wikipédia
Fotos: Steve Jobs e Bill Gates (Wikipédia)

domingo, 13 de dezembro de 2009

Economia de Energia

Como postado anteriormente, temos várias maneiras de economizar energia, em muitas não é necessário nenhum investimento, basta saber analisar a conta de energia elétrica e saber se está usando corretamente o contrato de energia e se não há correções á serem feitas.

Quando o fator de potência não está sendo corrigido conforme a portaria da ANEEL, que solicita um mínimo de 0,92, podem estar vindo na conta a cobrança deste ajuste sem que se perceba esta valor, muitas concessionárias embutem na conta como "Reativo excedente" na ponta e fora de ponta.

Já analisei contas onde existia banco de capacitores para correção do fator de potência, mas a conta não era analisada, simplesmente quando chegava a conta era enviada diretamente para o setor de contas á pagar, após analisar várias contas foi encontrado um valor médio de pagamento de reativo excedente de R$ 1200,00 por mês, verificando o painel de correção do fator de potência automático, foi encontrado um erro na programação controlador, após esta correção de parametrização a primeira conta chegou com um valor de R$ 32,00 de reativo excedente, bem diferente dos valores anteriores e para isto não foi necessário nenhum investimento simplesmente, foi pago um pessoa técnica para esta análise.

Em um outro caso foi encontrado um fusível do banco de capacitor queimado e a empresa pagando reativo excedente á vários meses.

A conclusão que se chega é que muitas empresas tem uma pessoa que verifica a necessidade da instalação do banco de capacitores, fazem o estudo e instalam, mas depois de instalado é esquecido e não se acompanham as contas de energia mensalmente, todo sistema de controle pode ter falhas, queima de controladores, reset de parâmetros, queima de fusível, queima de capacitores, desarme de painéis por excesso de temperatura pelo filtro no sistema de ventilação do painel estar totalmente saturado.

Todos estes fatos parecem ser muito difícil de acontecer, mas encontrei estas situações em várias empresas em que tive a oportunidade de analisar as contas de energia elétrica.

Uma outra situação muito comum é o contrato de Demanda na ponta e Fora de Ponta, muitas vezes contratado errado ou muito alto ou muito baixo pagando tarifas de ultrapassagem de demanda.

Fique atento muitas destas situações podem ocorrer na empresa em que você trabalha.



Escrito por: Romildo

Acessem: http://ragautomacao.blogspot.com/