sexta-feira, 20 de novembro de 2009

Fator de Potência Exemplo

Segue abaixo uma ilustração de correção do fator de potência.
Neste caso foi colocado uma tensão de 100 Volts (para facilitar a conta) em um circuito de 10A e fator de potência de 0,5.
Com estes dados foi possível calcular a potência do circuito sendo 500 Watts.
Agora temos o mesmo circuito com um capacitor corrigindo o fator de potência de 0,5 para 0,95 sendo a mesma potência 500 Watts e a mesma tensão 100 Volts, teremos uma corrente de 5,26A, uma observação importante é que com uma corrente menor após a correção, o ideal é substituir o fusível para um valor também menor.


A conclusão que se chega com este exemplo ilustrativo é que com a correção de fator de potência podemos diminuir a corrente nominal do circuito, fazendo desta forma que os condutores trabalhem com uma corrente menor, obtendo economia de energia, disponibilidade no circuito para acréscimos de outras cargas, se no primeiro circuito havia uma corrente de 10 A no circuito corrigido temos uma corrente de 5,26A, podendo ser acrescido mais 4,74A para ter o mesmo valor de corrente neste circuito antes da correção.

Transformando isto em potências maiores, pode-se observar o quanto se pode reduzir as perdas por fator de potência baixo em circuitos dimensionados errados, aquecimento de condutores, com motores superdimensionados, reatores de lâmpadas com baixo fator de potência.

Escrito por: Romildo.

Acessem: http://ragautomacao.blogspot.com/

sexta-feira, 13 de novembro de 2009

Fator de Potência

Os motores, transformadores, reatores magnéticos de lâmpadas fluorescente e de descarga, entre outros equipamentos, têm como alimentação a energia elétrica, que é utilizada nelas de duas formas diferentes: como energia ativa e energia reativa sendo:

Energia Total = Energia Ativa + Energia Reativa

A Energia Reativa medida em KVArh, não realiza trabalho efetivo, mas é necessário ao funcionamento da máquinas, pois é consumida na geração do campo eletromagnético responsável pelo funcionamento de motores, transformadores, geradores reatores, etc.A Energia medida em KWh é a que realmente realiza as tarefas, ou seja, faz os equipamentos funcionarem, a composição destas duas formas de energia resulta na energia total ou aparente, medida em VA (Volt-amperes).
O Triângulo das potências

A Potência é a taxa de variação de energia com o tempo, graficamente a relação entre potência aparente, potência ativa e potência reativa pode ser representada por vetores que formam um triângulo retângulo, conhecido como triângulo das potências. Se X é o ângulo de fase entre as de ondas de corrente e tensão, então o fator de potência (FP) é igual a: cos (X). Logo FP=P/S

Para visualizar melhor o que é fator de potência, imagine a espuma de um copo de chope, a espuma não é "consumida", embora você pague por ela, se tiver muita espuma você sai perdendo, o melhor seria se o copo só tivesse o líquido (cerveja).No caso do sistema elétrico, a espuma é a energia que não produz trabalho, mas que produz perdas, o fator de potência mede a quantidade de espumaexistente no sistema, o melhor seria que ela não existisse.

Por definição o fator de pot~encia é um número adimensional entre 0 e 1. A ANEEL recomenda que o fator de potência seja mantido o mais próximo possível de 1, mas permite um valor mínimo de 0,92.Se o FP estiver abaixo do mínimo, a conta sofre um reajuste em reais com base na Resolução ANEEL 456/2000.Este valor quando reajustado na conta de energia elétrica aparece como: Reativo excedente.

Um baixo FP indica que a energia está sendo mal aproveitada, neste caso podem ocorrer as seguintes situações:
1. Aumento das perdas elétricas internas da instalação
2. Redução do aproveitamento da capacidade dos transformadores
3. Queda de tensão
4. Condutores aquecidos.

Escrito por:Romildo
Fonte: Wikipédia (Vagner Vasconcelos)