domingo, 26 de julho de 2009

Editando o Roteador



Aqui coloco um exemplo de um roteador da TP-Link, deve-se acessar a página da TP-Link pelo endereço de IP, neste caso http//192.168.1.1 neste endereço deverá ser crido um usuário com uma senha e gravar aqui qual será a senha de segurança do seu roteador, para que outros não acessem sem a sua permissão.
Neste caso foi escolhido uma segurança WEP, segue na figura acima (click na figura para visualizar melhor).

terça-feira, 21 de julho de 2009

Wireless Roteadores

Continuando, precisamos escolher qual o roteador iremos utilizar, existem várias opções no mercado, algumas muito conhecidas como: D-Link, Linksys, CISCO, Netgear, TP Link, etc.
Logicamente que o preço será um grande diferencial, mas somente isto não basta, seria interessante verificar com amigos que já possuem ou mesmo procurar na net informações sobre algum que tenha escolhido.
É interessante obter informações sobre velocidade, alcance, padrão, taxas de transferências, etc.
Já em posse do roteador, inicie a instalação:
Ligue o PC e conecte-o á internet (preferencialmente em uma banda larga), encontre a melhor opção de localização do roteador (o melhor seria no centro do local onde se deseja receber o sinal), desligue o PC e o cabo ADSL/cabo, conecte o PC á porta LAN do roteador e o modem (speedy por exemplo) na porta WAN do roteador.
Ligue a energia elétrica do roteador, ligue o PC e o modem, o roteador estará ligado e começará a funcionar automaticamente, com a indicação dos leds:
Power led: aceso.
System led: piscando.
WAN led: Led link aceso, Led speed aceso se estiver a 100Mbps.
LAN led: Led link aceso, Led speed aceso se estiver a 100Mbps.
WLAN led: piscando.
No manual do roteador, tem um endereço de IP, que deverá ser digitado no navegador (web browser).
Deverá entrar em uma página de configuração clique no link Quick Setup, next deverá aparecer a opção Choose WAN conection Type. Selecione o tipo de IP (dinâmico ou automático), concluindo aparecerá Finish para concluir. Pronto já está configurado o roteador Wireless

segunda-feira, 13 de julho de 2009

Wireless

Constantemente vemos esta palavra no nosso meio ( jornais, revistas, internet e até no bate-papo no serviço, trabalho, lazer, etc).

Muitos conhecem e dominam a tecnologia, porém garanto que como foi o meu caso existem vários que pensam que conhecem e dominam a tecnologia, mas na hora que realmente tem que configurar um roteador em casa, começa o dilema.

Aconteceu comigo, consegue-se um notebook (maravilhosa a sensação de liberdade e privacidade), mas se não estiver conectado na internet, não serve e para resolver este problema, é necessário instalar um roteador wireless, pronto começou a fase de pesquisas, de preço, tecnologias existentes, maneiras de instalar e configurar, marcas e modelos.

Estarei postando aqui, o passo a passo de como consegui resolver o meu problema e espero poder contribuir e ajudar aqueles que como eu, não tem toda a informação necessária para esta instalação.